quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sugestão para este final de semana

Ler o Evangelho  -  JO.19,1-16


Assistir o filme Paixão de Cristo de Mel Gibson

Participar da Santa Missa

Aleluia, Aleluia, Cristo Ressuscitou! Aleluia

Feliz Páscoa da Ressurreição a todos

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Semana Santa " Tríduo Pascal "

Inicia no Domingo de Ramos - A Semana Santa, também chamada de semana maior não por ter mais dias, mas porque nela se insere o Tríduo Pascal; composto pela Quinta Feira Santa, Sexta Feira Santa e Sábado Santo, culminando com a solene Vigília Pascal. " Ressurreição"
No Domingo de Ramos a Igreja Católica comemora a entrada solene de Jesus em Jerusalém, entrada triunfante com cânticos de alegria e ramos de palmeiras. contrastando com a humildade de Jesus que vem montado num burrinho. Nada faria prever que depois de tal apoteose que levou alguns fariseus dizer a Jesus " Mestre repreende teus discípulos" ao que Jesus respondeu " Eu vos digo : se eles de calarem gritarão as pedras " ( Luc - 19. 39,40). Passados cinco dias os mesmos que o aclamavam o acusaram e o condenaram a morte mais infame a morte de cruz. Condenação reservada ao piores malfeitores.
A Quinta Feira Santa é o primeiro dia do Tríduo Pascal. Neste dia Jesus celebrou a ultima ceia com seus discípulos tendo Instituído a Eucaristia e também o sacerdócio ministerial.
A ceia era uma festa Judaica recordando a saída dos judeus para o deserto. Jesus como judeu fiel à lei pediu para que a ceia fosse preparado com todo o rigor e esplendor. Pedro e João foram os encarregados de organizarem todos os preparativos.
Nesta altura Jesus sabia que a Sua morte estava próxima e quis deixar a seus discípulos um exemplo de humildade e serviço. Realizou a Cerimônia do Lava Pés. A lição do senhor mais que humildade e serviço foi de Amor - humilhou-se e tomou forma de servo ( Fil - 2,7 ).
Jesus ia partir e quis deixar uma recomendação aos seus discípulos Instituindo a Eucaristia. Ficou Ele mesmo sob as espécies de pão e de vinho deu-se a Transubstanciação, os alimentos ficaram mas a substancia do pão e do vinho foram mudadas no corpo e no sangue de Jesus.
Ao final da ceia foram todos para o Jardim das Oliveiras onde Jesus se recolhe em oração. Ai sente sobre si o peso de todos os pecados da humanidade - os passados os presentes e os futuros, Cada um de nós contribuiu para a agonia de Jesus. No Jardim das Oliveiras Jesus é preso. Segue-se a flagelação, a coroação de espinhos, as injurias, as blasfêmias os açoites. Muitos de seus algozes foram os que tinham sido objeto da bondade de Jesus. Mas por covardia ou dinheiro, traíram Jesus. O Primeiro foi Judas um dos Apóstolos.
Tudo isso ocorre na madrugada de quinta para sexta feira, quando começa um julgamento para dar uma aparência de legalidade.
O Senhor e condenado à morte e parte para o calvário com a Cruz nos ombros.
No caminho cansado da sinais de desfalecer. Seus carrascos para levarem o tormento até o fim contratam Simão de Cirene para ajudar Jesus. Da-se também o encontro de Jesus com sua mãe. Este encontro foi ao mesmo tempo de nova dor e também motivo de alivio, pois a presença da mãe é sempre um alivio.
Crucificado padeceu três longas horas de dolorosa agonia e antes de morre diz " Pai em tuas mãos entrego meu Espírito " (Luc 23,46). Como nasceu pobre em uma gruta , pobre morreu e teve de ser sepultado num sepulcro de um amigo Jose de Arimateia.
Ai ficou ate que se passasse o descanso do sábado e na madrugada de domingo ressuscitou.
Morreu para nos salvar do pecado, pois somente a morte de um homem verdadeiro e ao mesmo tempo Deus verdadeiro podia atender a justiça divina. A morte não podia triunfar.
E como São Paulo, podemos dizer " Onde esta ó morte a tua vitória? Onde esta o morte o teu aguilhão?
( I Cor - 15. 54,55 ).

Ensino sobre a Bíblia

Ensino sobre a Bíblia

    “ SAGRADA ESCRITURA ”

      Tema – Noções de Bíblia

            A palavra Bíblia vem do grego e significa Livros. Nela encontramos a experiência  da revelação de Deus através de sua ação concreta na vida e na historia de seu povo.
            A bem pouco tempo atrás, somente os Sacerdotes e sua hierarquia é que possuíam uma Bíblia.
            Nas celebrações da Santa Missa, a proclamação da Palavra de Deus era feita em Latim e os Sacerdotes ficavam de costas para à assembléia.
            Com isso o povo não compreendia nada que o sacerdote estava lendo e tinham que fortalecer sua fé, ouvindo atentamente o sermão ( Omelia ).
            A partir do Concilio Vaticano II, a Bíblia toma seu verdadeiro lugar na Igreja, tornando - se fonte de inspiração e sustento para a alma, na vida do Cristão. ( Sua Santidade o Papa Pio XII  - 1943 ),
            A partir daí o  povo toma conhecimento dos tesouros contidos e narrados em todos os livros da Bíblia , encontram a Lâmpada para seus pés e a Luz para seus caminhos, ( Salmo 119 - 105 ).
            A Bíblia se divide em duas grandes partes: Antigo e Novo Testamento.  O  Antigo Testamento, é formado por 46 Livros, os quais narram a experiência do povo antes de Cristo, enquanto que o Novo Testamento, em seus 27 Livros narram a experiência do povo depois do nascimento de Cristo.
            Os primeiros escritos bíblicos surgiram por volta do ano 950 a.C., durante o reinado do rei Salomão e foram concluídos somente no ano 100 d.C. 
             A Bíblia surgiu da memória do povo, da preocupação de não esquecer o passado vivido com Deus em vosso meio. As histórias, as leis, os cânticos eram muito repetidos e transmitidos oralmente de geração em geração. Só depois é que  foram escritos.
            A maior parte foi escrita na Palestina em hebraico, mas há partes em grego, escritas no Egito, na Babilônia durante o Exílio ( 587 - 538 a . C ) na Ásia Menor, na Grécia e na Itália. Há também, pequenos pedaços em aramaico que era um dialeto falado pelo povo mais simples.
            Maria conhecia todos os salmos, sabia um por um e louvava a Deus recitando-os diariamente.  Por isso o rosário é uma homenagem a esta virtude de Maria, pois contém 150 Ave Maria, o mesmo número de Salmos.

  LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO

No Antigo Testamento temos 46 Livros, sendo:

Cinco ( 5 ) Livros do Pentateuco

Pentateuco - Os cinco ( 5  ) primeiros livros da Bíblia

Gênese - Êxodo - Levítico - Números – Deuteronômio

Dezesseis ( 16 ) Livros Históricos

Histórico – Relativo a história, verdadeiro, digno de figurar na história tradicional.

Livro de Josué - Livro dos Juizes - Livro de Rute - I Livro de Samuel ( I dos Reis ) - II Livro de Samuel ( II dos Reis ) - I Livro dos Reis ( III dos Reis ) -    II  Livro dos Reis ( IV dos Reis )   - I Livro das Crônicas ( I dos Paralipômenos ) - II Livro das Crônicas ( II dos Paralipômenos ) - Livro de Esdras ( I de Esdras )-  Livro de Neemias ( II de Esdras ) -  Livro de Tobias -        Livro de Judite -  Livro de Ester -  I Livro dos Macabeus -  II Livro dos Macabeus

Sete ( 7 ) Livros Sapiênciais 

Sapiência -Conhecedor das coisas divinas e humanas ( Sabedoria Divina )

            Livro de Jó -  Livro dos Salmos -  Livro dos Provérbios -  Livro do Eclesiastes ( Qohélet ) -  Cântico dos Cânticos -  Livro da Sabedoria -  Livro do Eclesiástico ( Sirac )

    Dezoito ( 18 ) Livros Proféticos

Proféticos - Relativo aos profetas e profecias ( vaticinar por inspiração divina, predizer – profetizar – adivinhar ).

Isaías  -  Jeremias -  Lamentações -  Baruc  -  Ezequiel  -  Daniel  -  Oséias  -  Joel  -  Amós  -  Abdias  -  Jonas  -  Miquéias  -  Naum  -  Habacuc  -  Sofonias  -  Ageu  -  Zacarias  -  Malaquias  - 

LIVROS DO NOVO TESTAMENTO

No Novo Testamento temos 27 Livros, sendo:

Evangelho - Doutrina de Cristo - Consiste nos 4  principais livros do
Novo Testamento
Evangelho Segundo São Mateus
Evangelho Segundo São Marcos
Evangelho Segundo São Lucas
Evangelho Segundo São João

Atos dos Apóstolos
Epístola aos Romanos
Primeira Epístola aos Coríntios
Segunda Epístola aos Coríntios
Epístola aos Efésios
Epístola aos Gálatas
Epístola aos Filipenses
Epístola aos Colossenses
Primeira Epístola aos Tessalonicenses
Segunda Epístola aos Tessalonicenses
Primeira Epístola a Timóteo
Segunda Epístola a Timóteo
Epístola a Tito
Epístola a Filêmon
Epístola aos  Hebreus
Epístola de São Tiago
Primeira Epístola de São Pedro
Segunda Epístola de São Pedro
Primeira Epístola de São João
Segunda Epístola de São João
Terceira Epístola de São João
Epístola de São Judas
Apocalipse

O  Livro mais importante no Antigo testamento é o Êxodo, pois
nele temos: O Nascimento do Povo de Deus, depois da escravidão do Egito; enquanto que no Novo Testamento temos: -  o Evento Pascal  ( Ressurreição de Jesus ), pois passando pela morte ao ressuscitar nos garantiu a vida Eterna; e Pentecostes – Vinda do Espirito Santo sobre Maria e os Apóstolos reunidos em Jerusalém, que marca o nascimento da Igreja.
As citações bíblicas são apresentadas da seguinte maneira:

TÍTULO DO LIVRO,  CAPÍTULO   E  VERSÍCULO.

           Os capítulos são os números maiores, destacados em negrito, enquanto que os versículos são os números pequenos localizados em meio às palavras.
           Conheça abaixo os sinais e pontuação:
- A vírgula ( , ) separa os capítulos dos versículos ( Ex. Lc. 4,30 )
      - O ponto ( . ) indica um salto entre os versículos ( Ex. Jo. 8,4.7.9 )
      - O hífen ( - ) requer a leitura de todos os versículos citados e intermediários. ( Ex. Jo. 6,50-60 )
      - O ponto e virgula ( ; ) separa citações diversas. ( Ex. Fl.2,15 ; Mt. 18,20 )
      - O “ s ” ou “ss ” quando aparecem após o versículo, significa que além do versículo citado deve-se ler também o versículo seguinte. ( Ex. Lc.2,1 - 4s ) ou seguintes. ( Ex. Mt. 3,4ss ).

Como ler a Bíblia?

É importantíssimo estar atento ao duplo aspecto da Bíblia, que constitui uma unidade na adversidade de escritos autônomos. Cada livro bíblico tem sua própria história ( Inspirada por Deus ) e deve ser lido sobre o fundo de seu próprio contexto  histórico, gênero literário,
intenção do autor, etc.
      Uma prática excelente e ler simultaneamente o Antigo e o Novo Testamento, procurando descobrir as intimas ligações que existem entre os dois.
      O leitor deve desenvolver em si os 5 sentidos indispensáveis para conseguir uma verdadeira leitura cristã da Bíblia:
      Sentido da Fé – Sentido da história – Sentido do movimento progressivo da revelação – Sentido da relatividade das palavras e o que sintetiza tudo, o Bom Senso.
A leitura fundamentalista deve ser evitada!

Para que serve a Bíblia ?

            A Sagrada Escritura além de nos conduzir a salvação pela fé em Jesus Cristo, serve para nos ensinar, corrigir e educar na fé.

quinta-feira, 14 de abril de 2011