terça-feira, 30 de agosto de 2011

Foi Ontem

Matão, 30 de agosto de 2011

Caríssimos amigos e Cris mandos;
Na noite de ontem durante o encontro de Crisma vivi minha pior experiência de todos os anos que me dedico à catequese. Os Jovens não conseguem entender seu espaço e acabam por extrapolar os limites e, por conseguinte provoca um mal estar quase que insuperável.
Ao retornar a minha casa busquei em oração uma resposta de Deus.
“ Pai perdoai eles não sabem o que fazem” , agradeci a Deus, deitei e descansei.
Que Deus nos ajude a terminar esta turma. E que nenhum deles se perca!

domingo, 28 de agosto de 2011

Faleceu

Faleceu neste domingo a tarde o arcebispo metropolitano de Campinas, Dom Bruno Gamberini
Nossos mais profundos votos de pesares aos familiares e a todos os matonenses católicos.
Equipe de Crisma

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Os Sete Dons


OS SETE DONS DO ESPIRITO SANTO
(crisma – Paróquia do S.B.Jesus)
( tt/ 22/08/11)

Dons do Espírito Santo, são graças especiais, que o Espírito Santo nos confere para realizarmos nossa missão de cristãos, contribuindo sobremaneira para a nossa santificação. Movidos pelo Espírito Santo, passamos a praticar boas ações sob a inspiração dEle.
SABEDORIA: Conhecermos os VERDADEIROS VALORES DA VIDA, SABOREAR AS COISAS DE DEUS, PERCEBER O CERTO E O ERRADO. Buscarmos não a sabedoria do mundo, mas a Verdade que nos torna felizes, porque nos enche de alegria o coração. É o dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Buscarmos não as vantagens deste mundo, mas o Bem Supremo da vida, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes (Tg 3,13-18)
ENTENDIMENTO: Dom da INTELIGENCIA,COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DOS SINAIS DA PRESENÇA DE DEUS. VONTADE E VERDADE, DE DEUS. Aceitarmos as verdades reveladas por Deus. Mesmo não compreendendo todo o Mistério. É o dom divino que nos ilumina para aceitarmos essas verdades, entendemos que ali está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível.(1 Jo.5,n20)
CONSELHO: DISTINÇÃO DO CAMINHO CERTO, SABER ORIENTAR E ANIMAR NA FÉ. É a luz que o Espírito nos dá para distinguirmos o certo do errado, o verdadeiro do falso, e assim orientarmos acertadamente a nossa vida e a de quem nos pede conselho. Saber discernir caminhos e opções, saber orientar e escutar, animar a fé e a esperança de uma comunidade (2 Tim 4,1-5)

FORTALEZA: RESISTENCIA, CORAGEM , PERSEVERANÇA
É o dom da coragem. Viver fielmente a fé no dia-a-dia, e até diante do martírio se for preciso. Resistir às seduções, ser coerente com o Evangelho, enfrentar riscos na luta por justiça: "Se Deus está conosco, quem será contra nós?" (Rm 8,31). (2.Tim 1,6-7)

CIÊNCIA: CONHECIMENTO. ENXERGAR COM OS OLHOS DE DEUS. REVELAÇÃO DO PENSAMENTO DE DEUS. Não é a ciência do mundo, mas a ciência de Deus. Sentir que o Espírito Santo nos indica o caminho a seguir, Saber interpretar e explicar a Palavra de Deus, que o Espírito Santo nos revela interiormente, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo" (1 Cor 2,10-15). (1Cor.8, 2-3)

PIEDADE: SENTIMENTO DE SERMOS AMADOS COMO FILHOS. AGIR COMO JESUS
O Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Nos dá o sabor das coisas de Deus. Identificar no próximo o rosto de Cristo. Possuir o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Perceber que o bem não é somente comida e bebida, mas é justiça e paz na alegria espiritual (Rm 14,17).(1Tim 4,7-8).

TEMOR DE DEUS: PARCERIA COM DEUS, RESPEITO. PRUDENCIA E HUMILDADE
Este dom não significa medo de Deus, mas um amor tão grande que queima o coração de respeito por Deus. Receio de ofender ou de desagradá-Lo. Sendo Ele nosso melhor amigo, não estarmos retribuindo esse amor, pois está escrito: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6,4-5) (1 Jo 4,18).


sábado, 20 de agosto de 2011

Drogas

As drogas e os vícios

a) Para ler: Provérbios 23, 19 -21

b) Para conversar

1. Você conhece alguma pessoa viciada em drogas?

2. Como você faz para evitar os vícios?

3. Há cura para quem é viciado? Como?

c) Para saber

Há muitos vícios que ficam fazendo parte de modo tão profundo
da pessoa que dificilmente deixam-na livre. É muito mais fácil evitar os vícios que mante-los ou sair deles. o sofrimento para evitá-los é bem menor que deixá-los. Nunca pense que você vai ser forte e usar apenas uma ou outra vez o cigarro, ou o álcool, ou as drogas.
Na juventude o corpo está mais aberto para a instalação dos vícios. Um rapaz nunca deve usar nada que vicie, nem bebidas alcoólicas. O corpo "lê" essa entrada de álcool no organismo como alimento e coloca no "ships" do cérebro. Daí em diante a droga, o cigarro ou o álcool passam a fazer parte da "alimentação" daquela pessoa. Como essas coisas viciam, dificilmente se pode deixa-las.
Ninguém é forte quando se trata de vícios. Há artistas e esportistas famosos, que se deixam levar pelos vícios e se dão mal. Os vícios acabam com a vida das pessoas e com todos os seus objetivos, Com todos os seus projetos para o futuro.
Muitas vezes as causas dos vícios são: a solidão, a falta de carinho, o egoísmo, o individualismo, a vaidade, a facilidade de se obter tudo na vida, a ociosidade (ficar à toa), a preguiça, a falta de religião, a falta de oração, a falta de diálogo em casa, na escola ou em outro lugar etc.

d) Para viver
Encaminhe seus amigos viciados às pessoas que podem ajudá-los. Quanto a você ,evite sempre a companhia de viciados. Não se ligue em amigos viciados. Encaminhe-os, se for o caso, às pessoas adultas ,mas não pode ser amigo íntimo deles. Sempre é mais fácil você tornar-se um deles do que eles deixarem os vícios por causa de você.

e) Para fazer
Seja bem chato com os que insistem em fumar perto de você. Sai de perto e mostre-lhes que você não gosta disso. Nunca aceite bebidas de pessoas estranhas: Podem estar contaminadas com drogas.

f) Para rezar
Senhor nosso Deus, / ajudai-nos a viver sempre livres dos vícios / para que possamos servir-vos. Amém.

A violência

b) Para conversar

1. Por que há tanta violência hoje em dia?

2. O que fazer para diminuir a violência?

3. Há muitas brigas em sua casa?


c) Para saber

Os meios de comunicação social, principalmente a TV, o consumismo, a falta de conversão das pessoas, o imediatismo (querer tudo na hora), a fadiga (estresse), a vaidade, o orgulho, os vícios, principalmente da bebida, a ambição, a falta de misericórdia são as principais causas da violência no mundo atual.
A TV mostra violência (e bastante!) como a coisa mais normal deste mundo. Até desenhos animados aparentemente inofensivos mostram abundantemente a violência, desde os desenhos do pica-pau (que sempre faz coisas erradas e quase sempre sai ganhando), até o Tom & Jerry, que estão sempre brigando desde que foram criados.
De certa forma a violência começa já na família: além da influência da TV há os grandes problemas da atualidade, como o trânsito engarrafado, a falta de tempo, a correria, a falta de emprego, a vida desconfortável, falta de realização profissional e pessoal etc. O pai chega nervoso do trabalho, encontra a mãe nervosa porque acabou o gás, acabou a comida, ou ambos chegam nervosos do trabalho e assim começa a briga.
Para pôr um fim nisso tudo, as pessoas deveriam aprender a estar mais a serviço umas das outras e confiar mais na Graça de Deus, em sua Providência Divina.
É claro que precisamos mudar esse mundo louco, mas é certo também que precisamos nos santificar, mudar a nossa vida para melhor, meditar mais, tentar deixar para lá certos acontecimentos e certo problemas do dia-a-dia. Se deixarmos de lado o nosso egoísmo, comodismo, vaidade, e sermos um pouco mais humildes e misericordiosos em nosso relacionamento, a violência, mesmo se não acabar, ao menos tornar-se-á menor.
O consumismo, unido à propaganda, causa a violência enquanto coloca no pensamento de certas pessoas o desejo de bens supérfluos e de consumo que elas não podem obter se não roubando dos outros. As drogas entram talvez nesse campo: a maioria dos roubos e assassinatos da atualidade está ligada ao vício e ao tráfico de drogas, pois exigem do viciado muito dinheiro. Para sustentar o vício ele se torna também um traficante e assim por diante.
d) Para viver
Procure começar o dia levantando-se com tempo para fazer suas obrigações sem correria. Faça tudo sem perder tempo, mas com calma. O que você não conseguir fazer bem hoje, faça-o amanhã, que talvez saia melhor. Sempre pense que Deus existe e está olhando por nós. Ao fazer algo mais difícil e enervante, relaxe e pense: "Será que isso tem tanta importância assim?"

Separe um tempo diariamente para a oração e meditação. Isso ajuda muito a vencer o nervosismo.
Ao perceber que uma discussão vai começar, abaixe a voz e reflita se a outra pessoa está ou não com a razão. Pode ser que o errado seja você.
Quanto ao problema das drogas, é um pouco mais complexo. Se você é o viciado, procure imediatamente ajuda. Fale com o padre. Se for o seu amigo, procure aconselhá-lo a procurar ajuda.

e) Para fazer
Escreva num papel tudo o que irrita você e tente preparar-se para esses acontecimentos. Se você for resolver um problema preparado para não brigar, vai conseguir êxito, e não precisará ser violento.

f) Para rezar
Senhor nosso Deus, / dai-nos a paciência necessária / para trabalharmos assiduamente / pelo vosso Reino de Amor. / Dai-nos também a graça / de sermos mansos e humildes de coração / como Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, / na unidade do Espírito Santo. Amém.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Santo Terço / Rosário

O Santo Terço



O ROSÁRIO

Toda pessoa humana gosta de receber presentes, gosta de receber elogios, sente-se bem quando alguém lhe dirige uma palavra de amor.
A maneira mais fácil de manifestar carinho é oferecer uma rosa. Maneira simples e sublime.
A rosa, economicamente, significa pouco. Mas sua mensagem é tudo. É um mistério da natureza humana. Um pouco de divino e um algo natural.
Se expressamos um amor muito grande quando oferecemos uma rosa a alguém, nosso amor será maior quando oferecemos mais rosas, quanto maior demonstração de carinho fizer.
Porque amamos nossa Mãe, a Mãe de Jesus, a Mãe da igreja, nós gostamos de lhe oferecer rosas, gostamos de elogiar: "Ave, Maria, cheia de graça..."
Cada vez que rezamos uma Ave-Maria, é uma rosa que entregamos a nossa Mãe. O rosário é um buquê de rosas que oferecemos.
Ao mesmo tempo em que saudamos e prestamos uma homenagem à Mãe de Deus e nossa, recordamos toda a história de nossa salvação, meditando nos fatos e relembrando as pessoas mais importantes dentro do plano que Deus estabeleceu para nossa salvação em Cristo.

O rosário se divide em quatro terços:
Mistérios Gozosos
Mistérios Dolorosos
Mistérios Gloriosos
Mistérios da Luz

O TERÇO

O terço é a terça parte do rosário. É um conjunto de orações, de atos de amor, que fazemos meditando nos principais mistérios de nossa fé. São as rosas que por amor, oferecemos à Mãe de Deus.
O terço é um conjunto de Ave-Marias e Pai - Nosso : São cinqüenta Ave-Marias rezadas em grupo de dez, que se chamam Mistérios. Após cada Mistério segue um Pai-Nosso.

OS MISTÉRIOS

Mistérios Gozosos

(Segunda, sábado e domingo)
Os mistérios gozosos nos auxiliam a ter um conhecimento mais profundo do amor a Deus. Ajudam-nos a meditar no grande Mistério da Encarnação. Deus manifesta seu amor salvifíco por nós.
1. Anunciação do anjo Gabriel à Virgem Maria.
"Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo..." (Lc 1, 28-38)
2. A visita de Maria a sua prima Santa Isabel.
"De onde me vem a felicidade de que a Mãe do meu Senhor me visite!" (Lc 1, 43)
3. Nascimento de Jesus na gruta de Belém.
"O verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1, 14)
4. Apresentação do Menino Jesus no templo.
"Eis que este Menino está destinado para ser sinal de contradição." (Lc 2, 34)
5. O encontro do Menino Jesus no templo.
"Porque me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai?" (Lc 2, 49)

Mistérios da luz

(Quinta-feira)
Os mistérios da luz, reflete desde a infância de Jesus, sua vida de Nazaré à vida pública de Jesus.Cada um destes mistérios é revelação do Reino divino já personificado no mesmo Jesus.
1. Batismo do Senhor no Jordão.
"Depois de ser batizado, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele. E do céu veio uma voz, dizendo: «Este é o meu Filho amado, que muito me agrada.» (Mt 3, 16s)
2. As Bodas de Caná.
"No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí. 2 Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos."(Jo 2, 1-12)
3. A proclamação do Reino.
"O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia." (Mc 1, 15)
4. A transfiguração de Jesus.
"Mas, da nuvem saiu uma voz que dizia: «Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutem o que ele diz!"(Lc 9, 35)
5. A Entrada em Jerusalém e a Instituição da Eucaristia.
"Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora. A hora de passar deste mundo para o Pai. Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim."(Jo 13, 1)

Mistérios Dolorosos

(Terça-feira, sexta-feira - Nos domingos da Quaresmas)
Os mistérios dolorosos nos preparam para entender e melhor viver os sofrimentos que Deus nos envia. Apresentam-nos o Mistério da Redenção. É o grande amor de Jesus por nós que chegou a dar a própria vida pela nossa salvação.
1. A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
"Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mc 14, 38)
2. A flagelação de Jesus.
"Então Pilatos mandou prender e flagelar Jesus" (Jo 19, 1)
3. Jesus é coroado de espinhos.
"Teceram uma coroa de espinhos e puseram-na sobre sua cabeça dizendo: Salve, rei dos judeus." (Mc 15, 17-18)
4. Jesus carrega a Cruz para o Monte Calvário.
"Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga." (Mt 16, 24)
5. A crucificação, sofrimento e morte de Jesus.
"Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito!" (Lc 23, 46)

Mistérios Gloriosos

(Quarta-feira e nos domingos do tempo Comum e Pascal)
Os mistérios Gloriosos nos convidam a viver na esperança dos filhos de Deus. Apresentam-nos o grande Mistério da Ressurreição de Jesus e nos convidam a caminhar para ressuscitarmos um dia com Cristo.
1. A ressurreição de Jesus.
"Não temais! Sei que procureis Jesus crucificado. Não está aqui, porque ressuscitou como havia predito" (Mt 28, 5-6)
2. A ascensão de Jesus aos Céus.
"E, enquanto os abençoava, foi-se afastando deles, e subindo para o céu." (Lc 24, 51)
3. A descida do Espírito Santo.
"Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas." (At 2, 4)
4. A assunção de Maria Santíssima aos Céus.
"Fez em mim grandes coisas o Todo-Poderoso." (Lc 1, 49)
5. Coroação de N. Sra. como Rainha do céu e da terra.
"Apareceu um grande sinal no céu, uma mulher vestida de sol, com uma coroa de doze estrelas" (Ap 12, 1)

Sacramento da Crisma




O SACRAMENTO DA CRISMA
1) O que é o Sacramento da Crisma?
Nascidos para a vida da graça pelo Batismo, é pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, somos fortalecidos pelo Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma.Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça.
.
2) Matéria e Forma
A matéria do Sacramento da Crisma é o Santo Crisma, o óleo da oliveira (azeite), misturado com um bálsamo perfumado e abençoado solenemente pelo Bispo na Quinta-feira Santa. Essa matéria é usada pelo Bispo na cerimônia da Crisma, junto com a imposição das mãos sobre a cabeça, quando o ministro traça o Sinal da Cruz com o Santo Crisma na fronte do crismando, dizendo as palavras da Forma.
A Forma do Sacramento da Crisma é: Recebe por este sinal o Espírito Santo Don de Deus..
Após realizar este gesto, o Bispo dá um leve tapa no rosto da pessoa, que significa o envio para anunciar o evangelho de Jesus Cristo, tendo o dever de suportar pacientemente, em nome de Jesus, toda sorte de sofrimentos e de injúrias, defender a Fé quando atacada e conhecer a doutrina.

3) Ministro da Crisma
O ministro do Sacramento da Crisma é o Bispo, pois é o pai de todos os fiéis, aquele que lhes confere a maturidade da vida da graça. Em caso de perigo de morte, um simples Padre deve crismar, pois é importante entrarmos no Céu com todas as capacidades de amor a Deus.

4) Instituição da Crisma
Como sabemos que Jesus Cristo instituiu este Sacramento, se não aparece este fato no Evangelho?
Sabemos que verdadeiramente Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Crisma porque os Apóstolos administraram este Sacramento, como aparece nos Atos dos Apóstolos (Atos, 8, 14) e porque a Igreja sempre ensinou esta verdade. Vejam o que já ensinava S. Cipriano, Bispo martirizado no ano 258: “Os batizados serão conduzidos aos Bispos, a fim de, por sua oração e imposição das mãos, receberem o Espírito Santo, e pelo selo do Senhor, serem perfeitos.”

5) Quais são as graças que recebemos pelo Sacramento da Crisma?
Aumento da graça santificante.
Recebemos de modo novo e especial o Divino Espírito Santo, com seus sete dons sagrados.
Imprime o caráter de Soldados de Cristo.
A crisma, como o Batismo e a Ordem, imprime caráter, ou seja, marca de modo indelével nossa alma, de modo que nunca mais perdemos a marca de crismados. Por essa razão não podemos receber a Crisma mais de uma vez, como também o Batismo e a Ordem.

6) Quais são os sete dons do Espírito Santo que recebemos de modo especial na Crisma?
São eles:
1 – Temor de Deus
2 – Piedade
3 – Fortaleza
4 – Conselho
5 – Ciência
6 – Inteligência
7 – Sabedoria

7) Por que existem padrinhos para a Crisma?
Porque, como no caso do Batismo, é bom termos pais espirituais que nos apresentem à Igreja nesta ocasião tão importante, nos aconselhem nas lutas da vida, e rezem por nós. Por isso os padrinhos da Crisma devem ser bons católicos, terem sido crismados, tendo já idade suficiente para aconselhar seus afilhados.

Para terminar, devemos considerar que a Crisma é o Sacramento que aumenta o Amor de Deus em nossos corações. Aos sairmos da cerimônia da Crisma, como soldados de Cristo, temos nossos corações dilatados, abertos para muitas novas graças, capazes de amar a Deus com muito mais forças. É a ação do Divino Espírito Santo que realiza isso em nós.
Devemos estar atentos em deixá-Lo agir em nós, pois Ele vai nos guiar pelos difíceis caminhos da vida, vai nos encher o coração com muitas alegrias espirituais, com o gosto pela oração, com as forças para vencer as tentações. Só assim poderemos estar cada dia mais próximos do Coração de Nosso Senhor, para servi-Lo e amá-Lo para sempre.