“ SAGRADA ESCRITURA ”
Tema – Noções de Bíblia
A palavra Bíblia vem do grego e significa Livros. Nela encontramos a experiência da revelação de Deus através de sua ação concreta na vida e na historia de seu povo.
A bem pouco tempo atrás, somente os Sacerdotes e sua hierarquia é que possuíam uma Bíblia.
Nas celebrações da Santa Missa, a proclamação da Palavra de Deus era feita em Latim e os Sacerdotes ficavam de costas para à assembléia.
Com isso o povo não compreendia nada que o sacerdote estava lendo e tinham que fortalecer sua fé, ouvindo atentamente o sermão ( Omelia ).
A partir do Concilio Vaticano II, a Bíblia toma seu verdadeiro lugar na Igreja, tornando - se fonte de inspiração e sustento para a alma, na vida do Cristão. ( Sua Santidade o Papa Pio XII - 1943 ),
A partir daí o povo toma conhecimento dos tesouros contidos e narrados em todos os livros da Bíblia , encontram a Lâmpada para seus pés e a Luz para seus caminhos, ( Salmo 119 - 105 ).
A Bíblia se divide em duas grandes partes: Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento, é formado por 46 Livros, os quais narram a experiência do povo antes de Cristo, enquanto que o Novo Testamento, em seus 27 Livros narram a experiência do povo depois do nascimento de Cristo.
Os primeiros escritos bíblicos surgiram por volta do ano 950 a.C., durante o reinado do rei Salomão e foram concluídos somente no ano 100 d.C.
A Bíblia surgiu da memória do povo, da preocupação de não esquecer o passado vivido com Deus em vosso meio. As histórias, as leis, os cânticos eram muito repetidos e transmitidos oralmente de geração em geração. Só depois é que foram escritos.
A maior parte foi escrita na Palestina em hebraico, mas há partes em grego, escritas no Egito, na Babilônia durante o Exílio ( 587 - 538 a . C ) na Ásia Menor, na Grécia e na Itália. Há também, pequenos pedaços em aramaico que era um dialeto falado pelo povo mais simples.
Maria conhecia todos os salmos, sabia um por um e louvava a Deus recitando-os diariamente. Por isso o rosário é uma homenagem a esta virtude de Maria, pois contém 150 Ave Maria, o mesmo número de Salmos.
LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO
No Antigo Testamento temos 46 Livros, sendo:
Cinco ( 5 ) Livros do Pentateuco
Pentateuco - Os cinco ( 5 ) primeiros livros da Bíblia
Gênese - Êxodo - Levítico - Números – Deuteronômio
Dezesseis ( 16 ) Livros Históricos
Histórico – Relativo a história, verdadeiro, digno de figurar na história tradicional.
Livro de Josué - Livro dos Juizes - Livro de Rute - I Livro de Samuel ( I dos Reis ) - II Livro de Samuel ( II dos Reis ) - I Livro dos Reis ( III dos Reis ) - II Livro dos Reis ( IV dos Reis ) - I Livro das Crônicas ( I dos Paralipômenos ) - II Livro das Crônicas ( II dos Paralipômenos ) - Livro de Esdras ( I de Esdras )- Livro de Neemias ( II de Esdras ) - Livro de Tobias - Livro de Judite - Livro de Ester - I Livro dos Macabeus - II Livro dos Macabeus
Sete ( 7 ) Livros Sapiênciais
Sapiência -Conhecedor das coisas divinas e humanas ( Sabedoria Divina )
Livro de Jó - Livro dos Salmos - Livro dos Provérbios - Livro do Eclesiastes ( Qohélet ) - Cântico dos Cânticos - Livro da Sabedoria - Livro do Eclesiástico ( Sirac )
Dezoito ( 18 ) Livros Proféticos
Proféticos - Relativo aos profetas e profecias ( vaticinar por inspiração divina, predizer – profetizar – adivinhar ).
Isaías - Jeremias - Lamentações - Baruc - Ezequiel - Daniel - Oséias - Joel - Amós - Abdias - Jonas - Miquéias - Naum - Habacuc - Sofonias - Ageu - Zacarias - Malaquias -
LIVROS DO NOVO TESTAMENTO
No Novo Testamento temos 27 Livros, sendo:
Evangelho - Doutrina de Cristo - Consiste nos 4 principais livros do
Novo Testamento
Evangelho Segundo São Mateus
Evangelho Segundo São Marcos
Evangelho Segundo São Lucas
Evangelho Segundo São João
Atos dos Apóstolos
Epístola aos Romanos
Primeira Epístola aos Coríntios
Segunda Epístola aos Coríntios
Epístola aos Efésios
Epístola aos Gálatas
Epístola aos Filipenses
Epístola aos Colossenses
Primeira Epístola aos Tessalonicenses
Segunda Epístola aos Tessalonicenses
Primeira Epístola a Timóteo
Segunda Epístola a Timóteo
Epístola a Tito
Epístola a Filêmon
Epístola aos Hebreus
Epístola de São Tiago
Primeira Epístola de São Pedro
Segunda Epístola de São Pedro
Primeira Epístola de São João
Segunda Epístola de São João
Terceira Epístola de São João
Epístola de São Judas
Apocalipse
O Livro mais importante no Antigo testamento é o Êxodo, pois
nele temos: O Nascimento do Povo de Deus, depois da escravidão do Egito; enquanto que no Novo Testamento temos: - o Evento Pascal ( Ressurreição de Jesus ), pois passando pela morte ao ressuscitar nos garantiu a vida Eterna; e Pentecostes – Vinda do Espirito Santo sobre Maria e os Apóstolos reunidos em Jerusalém, que marca o nascimento da Igreja.
As citações bíblicas são apresentadas da seguinte maneira:
TÍTULO DO LIVRO, CAPÍTULO E VERSÍCULO.
Os capítulos são os números maiores, destacados em negrito, enquanto que os versículos são os números pequenos localizados em meio às palavras.
Conheça abaixo os sinais e pontuação:
- A vírgula ( , ) separa os capítulos dos versículos ( Ex. Lc. 4,30 )
- A vírgula ( , ) separa os capítulos dos versículos ( Ex. Lc. 4,30 )
- O ponto ( . ) indica um salto entre os versículos ( Ex. Jo. 8,4.7.9 )
- O hífen ( - ) requer a leitura de todos os versículos citados e intermediários. ( Ex. Jo. 6,50-60 )
- O ponto e virgula ( ; ) separa citações diversas. ( Ex. Fl.2,15 ; Mt. 18,20 )
- O “ s ” ou “ss ” quando aparecem após o versículo, significa que além do versículo citado deve-se ler também o versículo seguinte. ( Ex. Lc.2,1 - 4s ) ou seguintes. ( Ex. Mt. 3,4ss ).
- O ponto e virgula ( ; ) separa citações diversas. ( Ex. Fl.2,15 ; Mt. 18,20 )
- O “ s ” ou “ss ” quando aparecem após o versículo, significa que além do versículo citado deve-se ler também o versículo seguinte. ( Ex. Lc.2,1 - 4s ) ou seguintes. ( Ex. Mt. 3,4ss ).
Como ler a Bíblia?
É importantíssimo estar atento ao duplo aspecto da Bíblia, que constitui uma unidade na adversidade de escritos autônomos. Cada livro bíblico tem sua própria história ( Inspirada por Deus ) e deve ser lido sobre o fundo de seu próprio contexto histórico, gênero literário,
intenção do autor, etc.
Uma prática excelente e ler simultaneamente o Antigo e o Novo Testamento, procurando descobrir as intimas ligações que existem entre os dois.
O leitor deve desenvolver em si os 5 sentidos indispensáveis para conseguir uma verdadeira leitura cristã da Bíblia:
Sentido da Fé – Sentido da história – Sentido do movimento progressivo da revelação – Sentido da relatividade das palavras e o que sintetiza tudo, o Bom Senso.
A leitura fundamentalista deve ser evitada!
Para que serve a Bíblia ?
A Sagrada Escritura além de nos conduzir a salvação pela fé em Jesus Cristo, serve para nos ensinar, corrigir e educar na fé.
O que você pensa da Bíblia?
ResponderExcluirVocê acredita nela?
Òtima semana a todos