Inicia no Domingo de Ramos - A Semana Santa, também chamada de semana maior não por ter mais dias, mas porque nela se insere o Tríduo Pascal; composto pela Quinta Feira Santa, Sexta Feira Santa e Sábado Santo, culminando com a solene Vigília Pascal. " Ressurreição"
No Domingo de Ramos a Igreja Católica comemora a entrada solene de Jesus em Jerusalém, entrada triunfante com cânticos de alegria e ramos de palmeiras. contrastando com a humildade de Jesus que vem montado num burrinho. Nada faria prever que depois de tal apoteose que levou alguns fariseus dizer a Jesus " Mestre repreende teus discípulos" ao que Jesus respondeu " Eu vos digo : se eles de calarem gritarão as pedras " ( Luc - 19. 39,40). Passados cinco dias os mesmos que o aclamavam o acusaram e o condenaram a morte mais infame a morte de cruz. Condenação reservada ao piores malfeitores.
A Quinta Feira Santa é o primeiro dia do Tríduo Pascal. Neste dia Jesus celebrou a ultima ceia com seus discípulos tendo Instituído a Eucaristia e também o sacerdócio ministerial.
A ceia era uma festa Judaica recordando a saída dos judeus para o deserto. Jesus como judeu fiel à lei pediu para que a ceia fosse preparado com todo o rigor e esplendor. Pedro e João foram os encarregados de organizarem todos os preparativos.
Nesta altura Jesus sabia que a Sua morte estava próxima e quis deixar a seus discípulos um exemplo de humildade e serviço. Realizou a Cerimônia do Lava Pés. A lição do senhor mais que humildade e serviço foi de Amor - humilhou-se e tomou forma de servo ( Fil - 2,7 ).
Jesus ia partir e quis deixar uma recomendação aos seus discípulos Instituindo a Eucaristia. Ficou Ele mesmo sob as espécies de pão e de vinho deu-se a Transubstanciação, os alimentos ficaram mas a substancia do pão e do vinho foram mudadas no corpo e no sangue de Jesus.
Ao final da ceia foram todos para o Jardim das Oliveiras onde Jesus se recolhe em oração. Ai sente sobre si o peso de todos os pecados da humanidade - os passados os presentes e os futuros, Cada um de nós contribuiu para a agonia de Jesus. No Jardim das Oliveiras Jesus é preso. Segue-se a flagelação, a coroação de espinhos, as injurias, as blasfêmias os açoites. Muitos de seus algozes foram os que tinham sido objeto da bondade de Jesus. Mas por covardia ou dinheiro, traíram Jesus. O Primeiro foi Judas um dos Apóstolos.
Tudo isso ocorre na madrugada de quinta para sexta feira, quando começa um julgamento para dar uma aparência de legalidade.
O Senhor e condenado à morte e parte para o calvário com a Cruz nos ombros.
No caminho cansado da sinais de desfalecer. Seus carrascos para levarem o tormento até o fim contratam Simão de Cirene para ajudar Jesus. Da-se também o encontro de Jesus com sua mãe. Este encontro foi ao mesmo tempo de nova dor e também motivo de alivio, pois a presença da mãe é sempre um alivio.
Crucificado padeceu três longas horas de dolorosa agonia e antes de morre diz " Pai em tuas mãos entrego meu Espírito " (Luc 23,46). Como nasceu pobre em uma gruta , pobre morreu e teve de ser sepultado num sepulcro de um amigo Jose de Arimateia.
Ai ficou ate que se passasse o descanso do sábado e na madrugada de domingo ressuscitou.
Morreu para nos salvar do pecado, pois somente a morte de um homem verdadeiro e ao mesmo tempo Deus verdadeiro podia atender a justiça divina. A morte não podia triunfar.
E como São Paulo, podemos dizer " Onde esta ó morte a tua vitória? Onde esta o morte o teu aguilhão?
( I Cor - 15. 54,55 ).
Ensino do dia 18 de abril
ResponderExcluirSeria legal se vocês comentassem!
Boa semana a todos e feliz Páscoa