quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dom Sergio da Rocha




DOM SÉRGIO DA ROCHA É ARCEBISPO DE BRASÍLIA

Cidade do Vaticano, 15 jun (RV) - O papa nomeou hoje o novo Arcebispo de Brasília: é Dom Sérgio da Rocha, que até agora era Arcebispo de Teresina.

Nascido em Dobrada (SP) em 21 de outubro de 1959, foi ordenado sacerdote em 1984 em Matão, Diocese de São Carlos. Em 2001 foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza por João Paulo II; em 2007, Bento XVI o nomeou arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Teresina. Em 2008, tornou-se Arcebispo Metropolitano da capital piauiense.

De 2003 a 2007 foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB; membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome da CNBB; Secretário do Regional Nordeste I; Bispo referencial da Pastoral da Juventude e da Pastoral Vocacional no Regional Nordeste I.

De 2007 a maio de 2011 foi Presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM; membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2011; membro do Conselho Permanente da CNBB e Presidente do Regional Nordeste IV.

Em maio de 2011 foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, mandato que se encerra em 2015.

3 comentários:

  1. De Matão para o Mundo
    Que alegria ver meu amigo de ginásio galgando cada vez mais alto os degraus da fé. Parabéns Don Sergio da Rocha que Deus possa utilizá-lo como pastor e exemplo de fé e dedicação a nossa Santa Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  2. Foi ordenado diácono na Igreja de Santa Cruz de Matão - SP, em 18/8/1984, e presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão - SP, aos 14/12/1984.

    Estudou Filosofia no Seminário de São Carlos - SP e Teologia na PUC de Campinas - SP. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena - SP. Fez Mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, e obteve o Doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, aos 21/01/1997.

    Parabéns Dom Sergio, á família matonence sente orgulho pelo Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz com a caminhada desse filho de Deus.
    Humilde, simples, inteligente.
    O amor e o carinho que tem pela sua mãe, dona Cida, o zelo e preocupação com essa senhorinha meiga, doce, carismática... Ela, por sua vez, se refere ao filho sempre com a "Mão de Deus que o conduz.." Eu gostaria muito de poder expressar, transmitir minha admiração por essas duas criaturas... mas nao tenho palavras .
    Esse filho de Deus ainda será nosso Papa.

    ResponderExcluir